Como colocar um e-commerce no Google

Essas são dicas de como colocar um e-commerce no Google e outros grandes buscadores como, Bing e Yahoo! Aplicando técnicas de SEO ao seu e-commerce.

Uma das grandes preocupações dos empreendedores é exatamente como colocar um e-commerce no Google que de fato essa preocupação faz todo o sentido, porem exige muito planejamento, e por isso de forma alguma pode agir de forma precipitada, consultando um profissional habilitado para tal função, inclusive antes mesmo do desenvolvimento.

É certo que temos urgência de colocar o e-commerce em destaque no Google, pois se submeter-se muito ao uso dos links patrocinados, sua estratégia para divulgar sua loja virtual pode ficar muito mais cara.

É apropriado que conheça esse conteúdo inclusive se você não venha aplicar técnicas de SEO

Como começar a colocar seu e-commerce no Google

O primeiro passo para colocar um e-commerce no Google é a otimização dos recursos técnicos da plataforma da loja virtual (magento, opencart, PrestaShop, WooCommerce plugin do wordpress e varias outras) configurando dentro das melhores praticas de otimização. Um dos parâmetros relevantes de avaliação de um e-commerce é a organização e relacionamento das páginas como vitrine, categorias e os produtos.

Nesta área, um dos segredos para colocar um e-commerce no Google é prestar atenção na forma como o sistema organiza a estrutura de endereço de cada tipo de página para podermos extrair o máximo de otimização na construção de URLs amigáveis.

A técnica de URLS Amigáveis nos permite inserir as palavras chave que queremos otimizar na própria URL da página (www.meusite.com/iphone-6), uma prática muito relevante para um bom posicionamento nas primeiras posições dos buscadores.

A nomenclatura e estrutura das URLs de produtos, seções e vitrine da loja virtual precisam ter uma relação muito grande de reciprocidade de significado e complementação de significado para que possam ser consideradas pertinentes e relevantes dentro do campo semântico das palavras chave utilizadas.

Otimização das páginas de detalhe de produtos

O segundo item para colocar um e-commerce no primeiro lugar do Google é a otimização de páginas de detalhes de produtos dentro dos critérios de melhores práticas de SEO. A pagina de detalhes de produto é muito mais que um simples mostruário digital. Ela é a principal ferramenta de marketing nas ferramentas de busca.

Alguns itens de SEO no e-commerce importantes:

  • Otimização das URLs de produtos;
  • Otimização das meta tags;
  • Otimização das tags de HTML
  • Otimização dos recursos de imagens;
  • Linkagens internas e externas

Depois dessa fase podemos então submeter todo o site a um software de SEO que permita fazer uma auditoria de fatores internos como o SEO Panel ou Screaming Frog, uma ótima ferramenta, cujo manual traduzimos e disponibilizamos para os participantes do nosso curso de SEO. Futuramente estaremos disponibilizando também o SEO Panel em versão online.

 

Otimização de link externos para loja virtual

A última etapa é a criação da popularidade do site, conhecida entre os profissionais de SEO como estratégia de Link Building. Nessa etapa buscamos pela criação de links de relevância para as páginas de detalhes de produtos do e-commerce.

Link Building – Estratégia em que se busca criar sites que apontem para o nosso site – Outbound Links, de forma a fortalecem o potencial de posicionamento de uma página nas listas de respostas dos buscadores.

Um dos critérios que garantem um bom posicionamento de uma loja virtuais nas primeiras posições do Google é a quantidade de links de relevância estão apontando para o seu site. É ai que entra a etapa de criação de links para a loja virtual.

As técnicas são muitas, mas o envio de pressrelease para portais e a participação ativa em redes sociais são as duas formas mais conhecidas de divulgação de lojas virtuais com o objetivo de criação de links. Se você quer saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google fique sabendo que não depende unicamente de você, e muito dos relacionamentos que você constrói.

O importante nesta estratégia não se tenha como foco a meta de quantidade dos links, e sim a qualidade dos mesmos, pois isso é que faz a diferença junto ao Google atualmente. Se o seu e-commerce recebe links de sites com autoridade, essa autoridade e relevância no seu segmento de atuação é parcialmente transferida para o seu site, e isso contribui para melhorar o posicionamento do seu comércio eletrônico nas páginas de respostas do Google.

Monitorando o caminho da loja virtual rumo ao primeiro lugar do Google

Como tudo em marketing de busca, o trabalho de SEO deve ser monitorado para que possamos acompanhar sua performance e implementar ajustes que se façam necessários.

Existem diversas ferramentas de monitoramento de posições no Google para acompanhar a evolução do trabalho de otimização. Algumas delas, como o SEO Panel, são gratuitas mas nem por isso ficam devendo às grandes ferramentas pagas disponíveis na Web.

Esse acompanhamento deve ser acompanhado de um monitoramento preciso através do Google Analytics para que se possa também verificar o impacto do trabalho de otimização sobre os resultados financeiros da loja virtuais. Não se trata apenas de saber como colocar uma loja virtual no primeiro lugar do Google, mas também saber esse esforço está trazendo resultados.

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